CIÊNCIAS - 6º ANO




Estados físicos da água


EMEF Profª Marisa Moretti Câmara
Disciplina: Ciências
Data: ___________
Aluno: ____________________________________________     Série: _______

Relatório dos experimentos de Ciências
I – Fusão
·         Objetivo:
Explicar por que os oceanos não congelam nos polos.
·         Materiais:
Para a realização do experimento utilizamos dois copos de plásticos, água, sal, congelador e uma colher de sopa.
·         Procedimento:
Colocamos água nos dois copos até a metade, em um deles adicionamos duas colheres, mexemos até dissolvê-lo totalmente. Fizemos uma marca no copo que estava com água salgada e em seguida, deixamos os dois no congelador durante 24 horas.
·         Resultado:
Após 24 horas, constatamos que a água sem sal estava congelada, enquanto que a água salgada não estava. 



·         Conclusão/discussão:
O sal impediu que as moléculas de água se ligassem para formar o gelo (passagem do estado líquido para o sólido). Somente a água pura congela a 0oC. A água com sal, para congelar, precisa de temperaturas bem baixas.

II – Salinas
·         Objetivo:
Mostrar o princípio de funcionamento das salinas.

·         Materiais:
Para a realização do experimento utilizamos dois tubos de ensaio, água potável, água com sal, fósforo, vela e prendedores de madeira.
·         Procedimento:
Colocamos um pouco de água em um dos tubos de ensaio e no outro, um pouco de água com sal. Pegamos os tubos com os prendedores de madeira e levamos ao fogo da vela até a água evaporar totalmente.
·         Resultado:
Depois que a água dos tubos evaporou, constatamos que o fundo do que estava com água salgada, ficou esbranquiçado, por causa dos cristais de sal que ficaram depositados, enquanto que no outro tubo, nada de diferente foi observado.




·         Conclusão/discussão:
Portanto, o princípio de funcionamento das salinas ocorre pela evaporação da água do mar.

III – Fusão do gelo
·         Objetivos:
Descobrir a temperatura de fusão do gelo.
Demonstrar que a temperatura permanece constante enquanto o gelo derrete.
·         Materiais:
Utilizamos cubos de gelo, béquer de 600 ml e termômetro digital.
·         Procedimento:
Colocamos os cubos de gelo no béquer, inserimos o termômetro e anotamos a temperatura a cada 5 minutos.

·         Resultado:

5 min.
10 min
15 min
20 min
25 min
30 min
35 min
40 min
45 min
50 min
Temper. oC
2
2
2
2
2
2
3
3
4
4

Nos primeiros 30 minutos foi registrado 2oC e aos 50 minutos chegou  aos 40C.


·         Conclusão/discussão:
Durante a fusão do gelo, a temperatura permaneceu praticamente sem alteração, ficando durante 50 minutos indicando 2 0C, pois, a sua temperatura de fusão depende  das condições de pressão atmosférica (altitudes). Ao nível do mar a temperatura registrada seria OoC. Depois do derretimento do gelo a temperatura continuou aumentando.
Quando a matéria passa da fase sólida para a líquida, ela ganha calor, enquanto, que o contrário, ocorre a perda de calor.


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